Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


segunda-feira, 22 de março de 2010

Vinicius - Meu poeta maior

Este ano vou mudar de vida

"Chega de ficar quebrando a cara

Com os velhos erros de sempre.

Quero cometer erros novos,

Passar por apertos diferentes,

Experimentar situações desconhecidas,

Sair da rotina e do lugar comum.

Esse ano eu preciso crescer.

Chega de saber a saída

E ficar parado na porta,

Ensaiando os passos

Sem nunca entrar na estrada,

Esperando que me venha

O que eu mais preciso encontrar.

Esse ano, se eu tiver que sofrer,

será por sofrimentos reais

nunca mais por males imaginários,

Preocupado com coisas

Que jamais acontecerão.

Chega de planejar o futuro e tropeçar no presente.

Chega de pensar demais e fazer de menos.

Chega de pensar de um jeito e fazer de outro.

Chega do corpo dizer sim e a cabeça não.

Chega desses intermináveis conflitos que

Me fazem adiar para nunca a minha decisão.

Este ano eu vou viver."
(Vinícius de Moraes)


Canção do amor que chegou

"Eu não sei, não sei dizer
Mas de repente essa alegria em mim
Alegria de viver
Que alegria de viver
E de ver tanta luz, tanto azul!
Quem jamais poderia supor
Que de um mundo que era tão triste e sem cor
Brotaria essa flor inocente
Chegaria esse amor de repente
E o que era somente um vazio sem fim
Se encheria de cores assim

Coração, põe-te a cantar
Canta o poema da primavera em flor
É o amor, o amor chegou
Chegou enfim"
(Vinicius de Moraes)

Eu sei e você sabe


"Eu sei e você sabe
Já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo
levará você de mim
Eu sei e você sabe
Que a distância não existe
E todo grande amor
Só é grande se for triste
Por isso, meu amor,
Não tenho medo de sofrer
Pois todos os caminhos
Me encaminham a você
Assim como o oceano
Só é belo com o luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer
Assim como viver sem teu amor
Não é viver
Não há você sem mim
E eu não existo sem você! "
(Vinicius de Moraes)


Soneto a quatro mãos

"Tudo de amor que existe em mim foi dado
Tudo que fala em mim de amor foi dito
Do nada em mim o amor fez o infinito
Que por muito tornou-me escravizado.

Tão pródigo de amor fiquei coitado
Tão fácil para amar fiquei proscrito
Cada voto que fiz ergueu-se em grito
Contra o meu próprio dar demasiado.

Tenho dado de amor mais que coubesse
Nesse meu pobre coração humano
Desse eterno amor meu antes não desse.

Pois se por tanto dar me fiz engano
Melhor fora que desse e recebesse
Para viver da vida o amor sem dano."
(Vinicius de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário