Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


quarta-feira, 17 de março de 2010

O Túnel / É hoje

Houve uma época em que eu para ir trabalhar, passei a ir de carona com meu ex-marido. Então resolvi caprichar mais no meu visual, acordava mais cedo, escolhia roupas bonitas e me arrumava sempre pensando em agradá-lo.
No primeiro dia meu marido não fez nenhum comentário sobre a minha aparência, nem no primeiro, nem no segundo, nem no terceiro e etc., embora eu esperasse qualquer frase como: Você está bonita, ou você está muito arrumada para ir trabalhar.
Eu era sempre a primeira a chegar à minha sala na empresa e quando os meus companheiros e companheiras chegavam, alguns falavam: É hoje! É hoje! Gil, você está bonita! Seu marido viu você sair de casa assim?
Muitas vezes eu chegava ao trabalho triste, pois sempre que chegava à entrada do túnel Rebouças, meu marido se transformava, ficava nervoso e dizia palavras desagradáveis. Eu não entendia porque ele agia assim e ficava muito magoada. A passagem pelo túnel se tornou uma tortura. Passei a ter medo de passar em túneis. Depois que saíamos do túnel ele voltava ao normal, mas eu não.
Eu sempre tentava entender porque meu marido não fazia comentários sobre a minha aparência e meus companheiros e companheiras de trabalho faziam uma festa quando me viam. Ao me vestir eu só pensava nele. Era uma forma de sedução e eu não desistia. Era um carinho para ele e ele me ignorava. No início eu me sentia constrangida com o "É hoje" dos meus amigos e amigas, mas com o passar do tempo fui me acostumando e passei a gostar.
Chegava triste, ouvia o “É hoje” e ficava feliz.
Certa vez estava na minha casa e meu ex-marido me convidou para ir a um restaurante e eu então escolhi a roupa campeã do É hoje! Quando ele me viu arrumada, olhou para todos os que estavam perto e disse: Vejam! A mulher para ir trabalhar vai toda bonitona, mas para sair comigo vai com a mesma roupa que vai trabalhar.
O tempo passou. “É hoje" faz parte das minhas lembranças. Um dia eu fiquei sabendo que naquela época, o meu ex-marido tinha uma amante que morava em um prédio em cima do túnel Rebouças.
Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário