Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


sexta-feira, 26 de março de 2010

Olho para o céu e vejo o passado

Quando olhamos para o céu noturno vemos o passado

"O Universo não é apenas mais estranho do que supomos; ele é mais estranho do que somos capazes de supor." (John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964).





Estamos acostumados a medir as distâncias em centímetros/metros/quilômetros ou polegadas/pés/milhas, dependendo de onde moramos. Quando os astrônomos usam seus telescópios e olham para as estrelas, as coisas são diferentes. As distâncias são gigantescas. Quando se começa a falar desse tipo de distância, o quilômetro simplesmente não é uma unidade prática para se usar porque os números ficam grandes demais.

Para medir distâncias realmente grandes, entre corpos celestes, usa-se a unidade chamada ano-luz.

Ano-luz é uma unidade de medida utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo.

A luz é rápida, mas sempre demora um tempo para se deslocar. Em 1 segundo ela anda 300.000km. Portanto, um segundo-luz é igual a 300.000 km.
Logo, sempre que você estiver vendo qualquer coisa então você estará enxergando ela conforme ela estava há um tempo atrás. Pode-se inclusive ver uma estrela que já nem exista mais.

Quando a luz com a imagem de uma estrela chega aqui na Terra, podem ter se passado milhões de anos, dependendo da distância que esta luz percorreu. Quando dizemos que um objeto está a 13 bilhões de anos-luz de distância, isso significa que a luz que vemos hoje saiu dele há 13 bilhões de anos.

Ao olharmos para o céu noturno, estamos olhando para o passado; quanto mais longe o objeto, mais tempo para a sua luz chegar até nós.

A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros
A luz do sol demora 8 min e 15 s para chegar até nós. A luz da Lua demora cerca de 1 segundo para chegar a terra, como a Lua está a aproximadamente 300 mil quilômetros de nós e a velocidade da luz é cerca de 300 mil km por segundo, logo temos 1 segundo da emissão ao recebimento. Já uma galáxia distante, M83, por exemplo, sua luz foi emitida há 40 mil anos atrás (partiu de lá há 40 mil anos), mas só agora está chegando aqui.
A estrela Eta Carinae deve terminar sua vida numa explosão de supernova, ela fica há cerca de 7.500 anos-luz da Terra, se ela explodisse hoje nós só ficaríamos sabendo daqui há cerca de 7.500 anos quando a luz emitida pela explosão chegasse até nós.

A luz não é instantânea, é por isto que estamos sempre vendo o passado quando olhamos para o céu noturno. Numa escala mínima, até quando você olha para o monitor do seu PC você está vendo o passado (que é o tempo que a luz refletida por ele chega até seus olhos).

Devido à visão de campo ultra profundo do Telescópio Espacial Hubble, as primeiras galáxias do universo foram reveladas. A localização dessas galáxias ocorreu graças a nova câmera do Hubble, que usa raios infravermelhos, invisíveis à visão humana,

Quanto mais fundo o Hubble olha dentro do Cosmos, mais para trás no tempo ele vê, uma vez que a luz leva bilhões de anos para atravessar o Universo Observável. Esta característica transforma o Hubble em uma poderosa ‘máquina do tempo’ que permite aos astrônomos verem as galáxias como elas se apresentavam há 13 bilhões de anos, entre 600 e 800 milhões de anos após o Big Bang e nos permite atingir a visão do início da história do Universo.



Aêêê Mocidade!

“Quero ver no céu minha estrela brilhar
Escrever meus versos à luz do luar
Vou fazer todo o universo sambar!”.
(Gibi, Arsênio e Tiãozinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário