Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


segunda-feira, 15 de março de 2010

Olho no olho

Houve uma época em que eu dizia que só conseguia me relacionar bem com as pessoas olhando nos olhos delas. Assim as conhecia mais profundamente. Conectada através dos olhos eu enxergava o mundo interior de cada uma. Minhas conversas eram sempre olho no olho.
Quando a empresa onde eu trabalhava passou a cumprir a lei de cotas para deficientes visuais,
eu pensei que ia ter dificuldades com eles tanto nas relações pessoais como profissionais.
Porém não tive problema nenhum. Eu e os deficientes visuais tivemos um relacionamento normal e amigável.
O progresso agora nos faz conversar com pessoas através da internet. Muitas vezes, primeiro as conhecemos por chats, e-mail ou sites de relacionamentos e depois é que nos falamos pessoalmente.
Nos dias atuais temos que aprender o relacionamento olho na tela e dedos no teclado.
Muitas vezes nos enganamos e sofremos decepções, mas na relação olho no olho, também tivemos os nossos desenganos.
A relação olho no olho é prejudicada nos casos amorosos, pois dizem que o amor é cego e que o apaixonado dificilmente consegue ver defeitos e desconfiar da pessoa amada. Quando estamos amando, nossos cérebros desativam nossa estrutura de defesa. Aquela que nos permite um julgamento crítico sobre as atitudes dos outros e que nos mantém alertas contra as ameaças do ambiente.
Sabe-se, porém que isto não é definitivo, pois depois de algum tempo o cérebro do apaixonado ao ver a pessoa amada passa a agir da mesma forma como age com as outras pessoas.
Mesmo assim, não devemos dispensar os bons momentos da relação olho no olho, pois assim podemos fazer belas viagens pela alma de um outro ser.
Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário