Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


sexta-feira, 19 de março de 2010

Cabeças Cheias de Problemas

Se você não gosta de passado. Aprenda a gostar. Nós caminhamos sobre ele em direção ao futuro.
(Gilnea Rangel)

Tenho uma querida amiga que diz: Quantas vezes caem coisas em nossas cabeças; quantas vezes entramos e saímos de banheiras, piscinas e lagoas; quantas vezes olhamos relógios? E nada...

Estes homens tinham as cabeças cheias de problemas, de Matemática, Física...

Arquimedes
Arquimedes nasceu em 287 A.C. e foi o matemático mais famoso da antiga Grécia.
O famoso cientista grego Arquimedes viveu em Siracusa, Sicília, há vinte e dois séculos. Seu amigo o rei da Sicília suspeitava de que o seu ourives havia usado um metal mais barato que o ouro para fazer sua coroa. Por isso ele chamou Arquimedes para descobrir a verdade. Alguns dias mais tarde, quando Arquimedes estava tomando banho, ele observou que o volume da água derramada da banheira cheia em que entrara era igual ao volume da parte do seu corpo dentro da água. Ele viu imediatamente como deveria resolver o problema. Sem ao menos se vestir, Arquimedes correu para casa gritando Eureka! (Achei!)
Primeiro ele pesou a coroa no ar, depois a suspendeu na água e verificou qual a perda (dependia do volume de água deslocada) do peso devida ao empuxo da água. Ele então repetiu a experiência com um pedaço de ouro puro, de mesmo peso que a coroa. O volume da coroa deve ter sido maior que o volume do pedaço de ouro de igual peso. Portanto, neste caso, a densidade da coroa era menor que a densidade do ouro e a coroa não poderia ser feita de ouro puro.
Desta forma, Arquimedes descobriu a lei do empuxo que denominamos lei de Arquimedes: “a perda aparente de peso de um corpo imerso ou flutuante é igual ao peso do líquido que ele desloca”.
O Princípio de Arquimedes pode ser enunciado como:
"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso, devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo, devida à sua interação com o líquido.






Frase atribuída a Arquimedes
"Brincar é condição fundamental para ser sério."

Isaac Newton
Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643
Em uma pesquisa promovida pela renomada instituição Royal Society, Isaac Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
A história mais popular é a da maçã de Newton. Se por um lado essa história seja mito, o fato é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. Muitas charges sugerem que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado embaixo de uma macieira, e que seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade, como se perguntasse: "por que em vez da maçã flutuar, ela caiu?". A pergunta não era se a gravidade existia, mas se ela se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita.


Frase aatribuída a Isaac Newton
“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”

Einstein
Albert Einstein nasceu no dia 14 de março de 1879,
Albert Einstein começou a pensar na Teoria da Relatividade, quando ele estava andando de ônibus ele viu o Relógio de Berna na Suíça. E Einstein pensou: O que aconteceria se o ônibus no qual eu estou andando, viajasse na velocidade da luz?
Então sua cabeça começou a fervilhar de idéias, pensando que se ele viajasse a velocidade de luz a luz não ia chegar próximo a ele. Mas quando mais depressa ele estiver se movendo no espaço mais devagar se moveria no tempo.
Essa percepção fez com que ele criasse a teoria da Relatividade, que diz:
O espaço e o tempo estão intimamente relacionados. Dê fato eles são uma coisa só um tecido flexível, chamado de "Espaço Tempo".
Mas a Teoria da Relatividade teve vários caminhos como de Teoria Especial da Relatividade à Teoria Geral da Relatividade.

Frase atribuída a Albert Einstein
“A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.”


Que Detalhes que nada...

Olha
"Olha você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importo, eu gosto mesmo assim
Tem os olhos cheios de esperança
De uma cor que mais ninguém possui
Me traz meu passado e as lembranças
Coisas que eu quis ser e não fui
Olha você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
E eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é prá valer
Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante, meu amor
Vem seguir comigo o meu caminho
E viver a vida só de amor."
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário