Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


sexta-feira, 12 de março de 2010

Poeira das Estrelas

A teoria mais aceita para elucidar a origem do universo é a do Big Bang – uma explosão que teria liberado uma quantidade infinita de energia. Os astrônomos sustentam que ela ocorreu entre 13 e 15 bilhões de anos atrás. Ninguém ainda conseguiu explicar sua causa, mas acredita-se que, antes do Big Bang, tudo o que havia no universo estava concentrado numa partícula microscópica, menor que um átomo e infinitamente quente. Um segundo após a explosão, essa partícula já tinha se transformado num corpo imenso e sua temperatura caíra para “apenas” 10 bilhões de graus Celsius. Ao final do terceiro minuto, prótons e nêutrons já tinham se formado e começavam a se unir para dar origem aos primeiros elementos – hidrogênio e hélio –, que viriam a dar origem às galáxias. No entanto, os elementos fundamentais para a vida, como os átomos de carbono, só apareceram muito mais tarde, forjados no núcleo das estrelas.

Muitos cientistas pensam que a água e o ar devem ter vindo para a Terra depois do esfriamento e um período de intenso bombardeio. Esta nova teoria, que ganhou apoio forte em anos recentes, propõe que a água e gases chegaram a Terra em cometas e outros objetos extraterrestres; Neste caso são considerados cometas e meteoritos pequenos e objetos muito menores como partículas de pó interplanetárias, que são grãos microscópicos de cometas. A Terra tem gravidade suficiente para reter água, segurar oceanos ou uma atmosfera e possuía condições favoráveis para a formação e manutenção de vida.

A vida está ligada à transformação e à reprodução.

Sem as estrelas, a matéria do universo estaria restrita a átomos de hidrogênio e hélio apenas. Os demais se formam no interior das estrelas, por meio de reações de fusão nuclear (é o processo pelo qual as estrelas geram energia).
As grandes estrelas consomem seu combustível nuclear, e terminam sua existência em uma grande explosão (conhecida por "supernova"), que dispersa todos esses átomos criados no seu interior em uma grande região do espaço.
No caso do sistema solar, uma dessas grandes estrelas existiu por aqui antes do Sol. Após sua explosão, seus restos juntaram-se novamente, formando o Sol e os planetas.
É esse o sentido da frase preferida de Carl Sagan, de que somos "poeira estelar": os átomos que nos compõem foram criados no interior de uma estrela que explodiu.

Sim, pois todos os elementos que compõem o nosso corpo e as coisas ao nosso redor (com exceção do hidrogênio) foram fundidos no interior de estrelas.

Somente o hidrogênio (que faz parte das moléculas de água e de hidrocarbonetos do nosso corpo) é originário do Big Bang. Todos os demais elementos do nosso corpo foram forjados no interior das primeiras estrelas que surgiram.

Creio que é por isso que brilhamos tanto na vida. É por isso que amo o Universo.

A poeira estelar faz parte do meu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário