Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


quarta-feira, 3 de março de 2010

Descobri que gosto de filosofar!

Valores diferentes
Descobri que gosto de filosofar. Tentar entender a natureza humana. Para mim
isso é muito prazeroso. Em uma época eu achava que eu era única com o meu jeito de pensar e acreditava que os tipos de eventos da minha vida aconteciam apenas comigo. Hoje sei que muitos acontecimentos da minha vida, são comuns na vida de outras pessoas também.
Uma experiência que uma pessoa já teve, com certeza não foi exclusividade dela. E se eu compartilhar minhas experiências com outros, elas podem servir para que outros se situem melhor na vida.
A rotina das pessoas depende muito dos valores de cada uma. Por exemplo: Uma pessoa pode juntar dinheiro para fazer uma viagem com a família no dia do aniversário de um dos filhos. Outra pode fazer uma festa e propiciar a aniversariante uma reunião com familiares e amigos. Outros podem não comemorar o aniversário e usar o dinheiro para satisfazer outro tipo de necessidade. Muitas vezes estas diferentes formas de comportamento geram inveja e conflitos, pois cada uma dessas pessoas acredita que a outra que não pensa igual a ela está errada.
Eu tinha o sonho de ser mãe, mesmo sem casar. Para mim o casamento não era necessário. Ganhei de brinde o sonho de casamento que é o sonho de quase todas as pessoas. Ganhei também um neto que eu achava algo muito difícil para mim por causa das circunstâncias. Depois que o meu casamento acabou, sonhei com o divorcio e me divorciei. Sonhei com a aposentadoria e cá estou eu aposentada.
Todos os sonhos são rotinas.
Tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim. Eu tento valorizar o lado bom, mas não seria justo que eu não tivesse sofrimentos, mágoas, tristeza, conflitos.
Durante muito tempo eu não alardeava os problemas e as dificuldades que enfrentava na minha vida. Por isso algumas pessoas acreditavam que eu era extremamente privilegiada e tinham expectativas irreais sobre mim e se decepcionavam quando eu não podia cuidar delas e agradá-las como eu fazia com as minhas crianças.
Certa vez me perguntaram: Como é que você consegue ficar tão feliz com coisas tão simples?
Realmente eu sou assim. Às vezes fico feliz em estar respirando. Com a flor que vejo no meu caminho. Com a pedra em que tropecei que me fez cair e quando me vi levantar. Com a chuva repentina que me surpreende e molha meus cabelos. Com as gracinhas do meu neto. Não me importa se algum desavisado possa pensar que sou ingênua, o que importa é que tenho que estar sempre agradecendo a Deus por eu ser assim. Aprendi que a felicidade é nos dadas em doses homeopáticas, mas sem hora certa.
Se a felicidade está em se dedicar a alguém? Por que, não?
Se a felicidade está em não se dedicar a alguém? Por que não?
Eu acredito que nós seres humanos, somos uma obra maravilhosa. Uma máquina com um nível de perfeição muito grande e, sendo assim não seríamos criados apenas para futilidades. Temos responsabilidades com os nossos próximos e distantes. Toda vez que fugimos disso nos aproximamos do apocalipse.
Gilnea Rangel

2 comentários: