Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


terça-feira, 9 de março de 2010

Pressões psicológicas

Existem pessoas que não conseguem enfrentar alguns problemas, que surgem nas relações interpessoais, principalmente no meio educacional e no profissional. Pessoas que são atacadas e não possuem ou não usam estratégias de defesa. Decidem fugir da situação, por acreditar ser a opção mais simples.

Exemplos:

- Um aluno que é perseguido veladamente por um professor na escola.

- Um empregado que é subjugado com as atitudes injustas e incoerentes de uma chefia, de um comando.

- Os alvos das ações de preconceituosos dissimulados.

As pessoas que não agüentam estes tipos de pressões podem ter um Atestado Médico de Sanidade Física e mental. Podem ser inteligentes. Quase sempre são rotuladas de preguiçosas, abandonam empregos e escolas. Vão pela vida procurando atalhos aonde sejam menos pressionados e assim, muitas vezes desistem de seus sonhos. Não conseguem finalizar alguns capítulos de suas vidas.

O insano é sempre o agressor. Ele nunca vai se conscientizar de que destruiu sonhos e de que se colocou como barreira na vida de outras pessoas, quase sempre mais jovens.

Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário