Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


quinta-feira, 20 de maio de 2010

A palavra amor

Em certas fases da minha vida, alguns homens se aproximavam de mim e diziam que me amavam. Faziam planos para casar comigo, mas não se interessavam em saber se eu os amava ou não. Era assim: Eu te amo eu te quero e ponto final. O importante era o sentimento deles. Hoje até acredito que este modo de agir é mais comum do que eu imaginava.
Eu tenho um envolvimento muito grande com as palavras. Elas me encantam, e por isso muitas vezes passo um tempo analisando como elas funcionam nas relações pessoais. Exemplo: A palavra amor. Pode-se dizer eu te amo para um cachorro, uma plantinha, um livro, uma pessoa para qualquer coisa. Expressões como: ”Eu amo a minha pátria” e “Eu amo a verdade” são também, usuais.
Se a palavra amor for dita para uma pessoa, esta é quem vai mensurar o amor que sentimos do jeito que ela quiser. Muitas vezes fazendo comparações com suas experiências amorosas anteriores e desastrosas, podendo até afirmar que o amor a ela declarado não existe.
Então muitos são os argumentos de apoio às pessoas que pensam: Se você me ama, o problema é seu; se eu te amo o problema é meu e é com o meu amor que nós vamos viver.
Existem as provas de amor, mas elas não provam nada e podem até vir a destruir um belo amor. Amor que precisa de provas não é amor.
Resta então encontrar a nossa outra metade e então teremos oportunidades para viver um amor pleno, prazeroso e satisfatório. E então tudo em nossa relação, como por exemplo: o suor, as palavras e até as incompatibilidades demonstrarão a intensidade e a veracidade do nosso amor.

O dicionário ensina que amor é:
.
Sentimento que predispõe alguém a querer o bem de outrem;
Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ou a uma causa;
Inclinação ditada por laços de família;
Inclinação sexual forte por outra pessoa;
Apego profundo a valor coisa ou animais;

.
Já pensei em criar uma palavra especial que dissesse claramente como é o amor que sinto pela pessoa que amo. Uma amiga me disse que se eu conseguir esta palavra, rapidamente ela será usada para se declarar amor a um cachorro, uma plantinha, um livro uma causa... para qualquer coisa.

.
Gilnea Rangel


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário