Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Outro

Estava vendo um álbum de fotografias e nele estavam cinco fotos de pessoas observando um quadro exposto em uma área pública. O local e o quadro eram os mesmo em todas as fotos, porém as pessoas eram diferentes.
Cada pessoa em cada foto mostrava uma expressão reveladora e única. O mesmo quadro era percebido de maneiras diferentes.
O quadro era a representação de uma mulher de formas arredondadas, de costas, reclinada em um peitoril de janela e vestida apenas com botas pretas e de cano longo.
Vi as fotos como um resumo do que acontece no dia a dia no relacionamento entre as pessoas.
Somos sempre visto pelo Outro da maneira que o outro quer nos ver e nossa imagem é formada e divulgada pelo Outro da mesma forma. Muitas vezes o Outro cria a nossa imagem usando elementos da personalidade dele. Se por exemplo, ele é ardiloso, maquiavélico, oportunista e manipulador será mais fácil para ele, a princípio, assim também nos identificar e provavelmente ter uma postura defensiva em relação a nós. Se um dia este Outro vier a descobrir que estava errado, corremos o risco de sermos tachados de ingênuos e infantis.
Temos sorte por convivermos com pessoas que têm comportamento social aceitável e que possuem um índice de periculosidade na relação defeitos e qualidades, de pequeno a médio. Conviver é uma arte. A vida é um jogo difícil, mas quem gosta de jogo fácil?
A relação difícil pode estar no nosso lar, na escola ou em qualquer lugar. É preciso enfrentá-la. Dentro do possível não devemos excluir pessoas da nossa vida. Em ambientes diferentes ou em um mesmo ambiente, as pessoas podem nos ver de diversas maneiras: metidas, simpáticas, pobres, ricas e etc. Quando precisam de um santo ou de um amigo rico, nos verão como ricos ou como santos. Ficarão esperando que façamos milagres e que tenhamos atitudes de acordo com o que eles consideram o que é ser santo ou amigo rico e provavelmente tentarão nos transformar em mártires um dia.
Não devemos nos perder nesta confusão de impressões. Somos o que somos; se for preciso mudança, que mudemos principalmente se for para sermos mais felizes; se for do nosso interesse progredir que busquemos o nosso progresso. Com certeza muitos nos vêem como realmente somos. Existem muitas pessoas maravilhosas viajando nesta nave espacial chamada Terra.
Precisamos do Outro, para aprovação, para críticas e para tantas coisas... O Outro em alguns momentos é o nosso espelho mais acessível.
Não seria nada interessante se no Planeta Terra existisse apenas uma pessoa. Os filmes que falam deste tema mostram a busca desesperada do sobrevivente pelos Outros.
Se o Outro nos constitui, só nos resta viver sendo o que somos. E o Outro?... O Outro é o Outro.

Gilnea Rangel
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário