Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Depressão não é brincadeira. Procure tratamento

.
Muitas vezes tudo parece estar dentro da normalidade que podemos esperar da vida. De repente notamos que um amigo, um irmão ou outra pessoa do nosso círculo social apresenta um comportamento diferente e que algo está errado. Se ela apresenta uma grande tristeza, passamos a ser mais carinhosos, a dizer palavras de ânimo, damos aulas rápidas sobre pensamento positivo e nada acontece... Lá está o nosso ente querido perdido no vazio, vivendo em uma solidão que não respeita a nossa presença. Neste caso fica fácil percebermos que nosso amigo está em um estado de depressão. Em outros casos, o nosso ente querido apresenta crises de mal-humor raiva, irritabilidade agredindo a ele mesmo e aos que estão ao seu redor. Neste caso é mais difícil sermos compreensivos e raramente pensamos que o que o está angustiando é uma doença grave, a depressão.
Como se sente uma pessoa com depressão? Só ela sabe. Mesmo quem tem esta doença ou teve não consegue entender os sentimentos de um outro doente.
O carinho, o apoio e a compreensão dos amigos e familiares devem sempre estar presentes. Mas o que tem que ser feito o mais rapidamente possível é a busca de um tratamento com pessoa especializada: Os psicólogos e os psicanalistas. Os homeopatas também conseguem bons resultados no tratamento da depressão.
Remédios? Exatamente isto... Sempre que o especialista receitar, com dosagens corretas e com severo acompanhamento médico.
Por que não? Praticamente todos os alimentos que ingerimos têm alguma contra indicação desde um refrigerante até ao álcool de uma cervejinha.
Uma pessoa em depressão pode estar no fundo do poço e fica muito difícil para ela ouvir palavras que venham lá da borda deste poço. Tem que se ter muito cuidado no que se diz a esta pessoa. Muitas vezes ela já colocou em seus ombros muitas culpas e quando dizemos seja forte, faça isso ou aquilo, ela pode se considerar um fraco; e quando dissermos tenha pensamentos positivos e ela não conseguir, ela vai achar que é uma pessoa negativa e concluirá que realmente é culpada de tudo pelo o que está passando e a depressão tende a piorar.
Como surge a depressão?
Ninguém sabe exatamente. Dizem que surge com o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Pode aparecer em todas as idades. Algumas vezes a pessoa passa de um estado de euforia para um estado depressivo, rapidamente, outras vezes esta passagem é lenta e invisível.
A partir de que surge a depressão?
Todos nos enfrentamos eventos estressantes, como perda de ente querido, separação e morte, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, não aceitação do próprio corpo, pressões para ser consumistas e escravos da beleza, falta de reconhecimento, falta de recompensa, sensação de inutilidade, processo de exclusão, consciência de que fez algo muito errado, pequenas contrariedades, algo mal-ouvido e etc. Tudo isto pode nos deixar tristes, mas não é motivo para se desenvolver depressão, porém provavelmente estes eventos podem disparar a depressão nas pessoas predispostas e vulneráveis a ela.
A depressão é mais do que uma simples tristeza passageira é uma carência sem fim, uma solidão incomensurável, uma timidez avassaladora.
E a negação que é comum em algumas doenças?
Existe também na depressão e isto complica o tratamento. A pessoa às vezes nega que está depressivo inconscientemente, outras vezes com medo de ser considerado um fraco, um ser negativo e baixo-astral, enfim por temer o preconceito que possa existir em relação a esta doença que na verdade atualmente é mais comum do que se percebe.
Muitos são os sintomas da depressão, como por exemplo, perda de energia ou interesse, alterações do apetite ou do sono, dificuldade para executar tarefas, dores inexplicáveis e etc.
O que faz com que algumas pessoas passem de uma tristeza para uma depressão não é de fácil compreensão e é objeto de estudos e a influência genética,como em toda medicina, também é muito estudada.
Este texto eu escrevi após assistir a um documentário sobre uma família onde existia um rapaz que foi diagnosticado como portador de transtorno bipolar e porque eu tenho ouvido desabafos de muitos jovens que dizem que tiveram crises de depressão.
Existe cura para a depressão desde que se faça tratamento adequado. A cura depende de muita luta e o sofrimento provavelmente será distribuído por todos que convivem e amam a pessoa que está depressiva. Vale lembrar que ninguém veio ao mundo a passeio. É mais uma luta...
Não me surpreenderia, se um dia um enviado de Deus viesse a dizer que a depressão é causada por algum tipo de vírus, podendo assim ser desenvolvida uma vacina contra ela.


Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário