Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Rosa de Jericó



A Rosa de Jericó é uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio. Durante longos períodos de tempo estas plantas vivem em regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se como qualquer outra planta, até que o meio ambiente deixe de lhes favorecer uma existência saudável. Neste momento suas s flores e folhas secam, caem e os galhos secos, enrolam-se sobre si mesma, formando uma bola. As plantas retiram as suas raízes do solo e permitem ao vento transportá-las pelo deserto, até chegarem novamente a um sítio úmido onde possam continuar a crescer e a propagarem-se.
As Rosas de Jericó podem permanecer fechadas e secas durante muitos anos até que a umidade ou o contacto com a água volta a abri-las fazendo-as recuperar o seu frescor e a sua beleza e assim, voltam a estender de novo os seus ramos e a ter de novo as suas flores, frutos e sementes – por esta razão são também conhecidas como as "Plantas da Ressurreição". Recuperadas, as Rosas de Jericó abrem os seus galhos e permitem que uma parte das sementes se solte e caia no solo para dar luz à próxima geração. Nos anos sem chuva a rosa guardará as sementes no seu interior e as protegerá dos pássaros e dos outros animais do deserto.
Pode dizer-se que estas plantas “sentem” o que fazem durante este processo, visto que não se mantêm necessariamente no primeiro sítio onde param, mas investigam o local para verificar se é adequado ao crescimento, caso contrário se mudam várias vezes. Este processo pode durar vinte anos!
Peregrina do deserto, viajante incansável e solitária, é venerada e exaltada por muitos. A Rosa de Jericó é um apreciado amuleto que se utiliza para abençoar os lares, afastando as más influências e atraindo a paz, o poder e a abundância. Oferta sorte nos negócios, habilidade no trabalho, saúde, forças, felicidade e, sobretudo, tem a capacidade de transformar as energias negativas em positivas, eliminadas as invejas, tensões, rancores, etc. proporcionando bem-estar. Foi inicialmente usada como elemento de adivinhação do clima, por ser um higrômetro.
Inspirou lendas que se espalharam por todos os continentes e rapidamente a Rosa de Jericó foi considerada uma Flor Divina.

Constitui uma espécie única, oriunda da Síria. Prolifera nos desertos da Arábia, Egito, Palestina e nas proximidades do Mar Vermelho. Apesar do seu nome, não cresce na cidade de Jericó.
Diz-se que, aproximadamente durante o segundo milênio antes de Cristo, chegou a Jericó, trazida por comerciantes e peregrinos vindos de outros lugares, que a usavam como poderoso amuleto para abençoar as suas casas e os seus negócios.
É uma planta com pequenas flores brancas que não chegam a alcançar 15 cm de altura.
É muito fácil de conservar uma Rosa de Jericó em sua casa, ela necessita apenas de água limpa e de uma temperatura não excessivamente alta. Coloca-se com as raízes para baixo dentro de um recipiente e troca-se a água sempre que esta ficar turva ou suja. Quando é necessário guardar ou deixar descansar a Rosa de Jericó, basta deixá-la secar completamente sobre papel, de preferência em local escuro, até não existir mais umidade alguma na planta. Sempre que quiser recuperar a sua Rosa de Jericó, basta que a volte a colocá-la em água para que ela tenha um novo desabrochar.

Lendas

Jesus e a Rosa de Jericó
Contam que estando Jesus orando no deserto, a Rosa de Jericó acompanhava-o tenazmente arrastada pelos ventos. Detinha-se uma e outra vez aos seus pés e assim ia mantendo-se com Jesus. Ao nascer do dia a planta abria-se com a umidade da manhã e oferecia ao Mestre as gotas de água pousadas sobre as suas folhas. Jesus, sedento depois de uma noite de oração, tomou com os dedos a água que lhe oferecia a pequena planta e, agradecido por esta ter-lhe acalmado a sede, abençoou-a com o poder da Vida Eterna.


Maria e a Rosa de Jericó
A tradição cristã conta que foi quando Maria, mãe de Jesus foi da terra de Judá ao Egito através do deserto que ela conheceu as miraculosas características da Rosa de Jericó. Maria abençoou a planta que viu no deserto e, desde então, os cristãos costumam ter em suas casas e também acreditam que a família é abençoada com fertilidade e prosperidade. Na Europa, no Natal e na Páscoa, costuma-se presentear a Rosa de Jericó aos familiares e amigos.

Oração da Rosa de Jericó
Divina Rosa de Jericó:
Pela energia cósmica que tu encerras e, pelo poder que te foi concedido, ajuda-me a vencer as dificuldades da vida, dando-me Saúde, Força, Felicidade, Tranquilidade e Paz no meu lar, Sorte nos meus negócios, destreza no meu trabalho para ganhar mais dinheiro para cobrir as minhas necessidades, as do meu lar e de toda a minha família.
Divina Rosa de Jericó:
Tudo isto é o que te peço pela virtude que tu encerras e pelo poder de comunicação que tu tens.

Por que a Rosa de Jericó veio florescer aqui no meu Blog?
Na época de preparação para a minha primeira comunhão, a minha professora de catecismo usava a Rosa de Jericó para saber o quanto as meninas da minha turma pecaram.
Ela colocava a Rosa em uma vasilha com água e esperava um pequeno tempo. Se a rosa abrisse totalmente, as meninas estavam sem pecados, se abrisse só um pouquinho significava que nós havíamos pecado pouco e se não abrisse, nós havíamos pecado muito.
A Rosa sempre abria apenas, um pouquinho. Muito desejei que ela abrisse totalmente. Não pelos pecados, mas para vê-la aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário