Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


sábado, 26 de março de 2011

Relacionamentos

Viver é conviver.
A sociedade nos induz a participar de grupos, através de casamento, contratos de trabalho, formação escolar e outros.
Todas as nossas emoções, alegres ou tristes, surgem dos nossos relacionamentos com nossos, pais, parentes, cônjuges, amigos, colegas de trabalhos e etc.
A fábula do porco-espinho me faz pensar na complexidade dos relacionamentos humanos. Para sobreviver, os porcos-espinhos tinham uma escolha que era de difícil realização por causa de apenas um problema: A dor provocada pelos contatos de seus espinhos. Todos tinham apenas um objetivo que era a sobrevivência. E eles não usavam seus espinhos com a intenção de magoar uns aos outros.
 A fábula nos mostra que é difícil viver um relacionamento sem sofrer arranhões e nós precisamos estar preparados para esta realidade.
Existem muitas variáveis que interferem nos relacionamentos interpessoais, principalmente nos amorosos e que são geradoras de muitos problemas. Diferenças de escolaridade, de intelectualidade, de ambientes, de valores, de princípios, de moral, de ética, de gerações, de objetivos, de limites e muitas outras. Havendo também possibilidade de problemas decorrentes do grau da dependência de um parceiro em relação ao outro. Disputa para obtenção do controle da relação e problemas financeiros também podem dificultar o equilíbrio de uma relação.
Existem homens que são extremamente complacentes com eles mesmos... Com seus deslizes. Se por exemplo entornam vinho na toalha da mesa do jantar dizem:
- Isso acontece com qualquer um.
- O Santo estava com sede.
- Isso é normal.
Porém quando algo parecido acontece com seus filhos ou esposa eles agem com agressividade e dizem:
- Vocês são muito relaxados, desastrados, porcos e etc.
Muitos são os motivos para se iniciar um relacionamento: interesses financeiros, um meio para fugir da solidão, insegurança, status, sexo, amizade, amor, paixão, constituição de família e etc.
Imaginemos um relacionamento hipotético onde o homem acredite que apenas o sexo é importante e a mulher é muito romântica. Depois de algum tempo de conflitos percebem que algo está errado e tentando salvar a relação, ela se esmera em amor e carinho... Sem êxito. E ele fica sofrendo querendo dar um passeio na Vila Mimosa, pois considera a companheira muito romântica.
Os relacionamentos também podem ser considerados falsos ou verdadeiros. Como falso pode ser citado àquele que aparentemente é visto como amoroso, mas na verdade é uma relação de interesse em benefícios financeiros. Grana!
Os tipos de relacionamentos mais comuns eram: amizade, flerte namoro, noivado, casamento e casos. Atualmente é muito popular, principalmente entre os jovens a existência dos rotulados de “Ficantes” e “Peguetes”, que não contemplam a  promessa de compromissos e responsabilidades.
Dizem que um relacionamento do tipo casamento tem muitas crises: A do primeiro ano, a do quinto ano, a do sétimo ano, e muitas outras.
Quando um parceiro não quer discutir o relacionamento é porque não está dando o devido valor à relação. Uma discussão civilizada é uma forma de identificar os problemas e de tentar corrigi-los. A não aceitação desta discussão é também, um reconhecimento de culpa.
Traição, rejeição, abandono, desrespeito, humilhação e violência verbal ou física são eventos prováveis em qualquer tipo de relacionamento. É possível se viver anos sob estas condições. Tudo vai depender da resistência e da auto-estima de cada um.
Felizmente não estamos na era glacial, e sim na escalada para o aquecimento global. A tecnologia nos disponibiliza muitos equipamentos para aquecimento. Nós brasileiros moramos em um país tropical e ninguém é obrigado a viver em um relacionamento doloroso.
É muito difícil para quem ama tirar do peito um grande amor, mas não é impossível. Muita gente é sincera quando diz sim à:
"Promete  ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe  em lhe respeitando até que a morte os separe?”
Bem verdade que às vezes, a morte tem um apelido e de repente aparece e separa precocemente alguns casais, mesmo que eles estejam vivos.
Nas relações humanas a variedade de espinhos é muito grande o que pode provocar profundas feridas, físicas e psicológicas.
Respeito, compreensão, solidariedade, diversão, prazer, sexo, felicidade, companheirismo é o que muitos querem em um relacionamento e é o que muitos conseguem. O tempo de duração não importa e sim a intensidade com que é vivido. Os opostos se atraem e na maioria dos casos, a harmonia entre casais é obtida com grande esforço. Os problemas que surgem podem ser superados.  É imprescindível que os dois desejem realmente esta harmonia e se empenhem para obtê-la.
O início de um relacionamento é sempre um capítulo interessante da nossa vida. Pode ser em qualquer  lugar,  tempo, ou circunstância : em um trem, avião, em um velório, durante uma viagem, em uma esquina e assim por diante. O término é sempre  muito desagradável. Mesmo que os sinais do apocalipse se mostrem amiúde e  por longo tempo, o fim  nos surpreende é  muito desagradável
Somos feitos para viver o presente e também o futuro. A cada anoitecer nos preparamos para um novo amanhã e quando despertamos sabemos que existe a esperança de uma vida cada vez melhor.

Um relacionamento amoroso sempre sofre interferências de vários grupos sociais.  Estas interferências podem trazer benefícios ou atrapalhar a relação do casal.


Frases sobre relacionamentos.
O sexo que eu mais gosto é o sexo sem amor.
(Um homem casado e apaixonado pela esposa)

“Quando eu resolvi casar eu chamei minha namorada e disse:
 - Eu vou ser sempre o primeiro na minha casa. O melhor bife vai ser sempre meu.
 - Eu vou sempre ter o melhor.
 - Os filhos nunca terão mais privilégios do que eu.
 - Se você não aceitar isso eu não me caso com você.
(Frases ditas por um homem casado há mais de 10 anos.)

“Se eu fosse rico eu ficaria com você, mas como sou pobre vou ficar com a minha noiva mesmo.”
(Frase dita por um rapaz noivo a uma jovem e com em tom de despedida.)

“Casei com a minha mulher porque eu vivia sozinho. Morava em um quartinho e ela tinha muitos irmãos e eu os adorava. Depois de muito tempo passei a gostar dela também.”

(Frase dita por um homem casado há mais ou menos 16 anos uma amiga.)
“No meu país o amor começa depois do casamento e aqui ele termina depois do casamento”.
(Frase dita em uma novela)
Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário