Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


terça-feira, 15 de março de 2011

Mistérios da natureza – Plantas e flores

A Natureza por si só já é um grande mistério. Encanta-nos e surpreende-nos com assombrosa diversidade de formas, cores e perfumes. Flores exuberantes e incomuns demonstram que ela é verdadeiramente repleta de caprichos.

Welwitschia
É uma planta rasteira. Possui um caule lenhoso que não cresce, uma enorme raiz aprumada e apenas duas folhas em forma de fita larga. É a planta mais resistente que existe. Nativa da Namíbia, ela Cresce por toda sua  vida. Com o tempo, suas folhas podem atingir mais de dois metros de comprimento e tornam-se esfarrapadas nas extremidades.
A estimativa de vida destas plantas é de 400 a 1500 e elas podem sobreviver por até cinco anos sem chuva. A planta é conhecida por ser muito saborosa e seu nome popular é 'Onyanga', que significa cebola do deserto.




Dioneia (Dionaea muscipula) 
É uma planta carnívora que captura e digere presa animal, normalmente insetos e aracnídeos. Possuem dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas que detectam a presença de animais e se fecham em menos de um segundo. Também é conhecida como Vênus papa-moscas.
A Dionéia é encontrada em  pântanos pobres em  nitrogênio no sudeste dos Estados Unidos, principalmente no raio de 160 quilômetros de Wilmington,  Carolina do Norte.




Darlingtonia californica (Lily Cobra)
É uma planta carnívora nativa do norte da Califórnia e Oregon.  Assemelha-se á uma cobra. Cresce em brejos e também é conhecida como planta de lançador, Lily Cobra ou Cobra Plant


 Nepenthes attenboroughii. 
Esta planta carnívora gigante foi descoberta na área central das Filipinas. A planta é uma das maiores do tipo, e pode se alimentar até de pequenos mamíferos, como ratos.


 Rafflesia arnoldi (A flor mais larga do mundo)
É uma planta que produz, atingindo 106 cm de diâmetro e pesando até 10 kg. Ela produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no liquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. A espécie é natural das ilhas de Sumatra eBornéu, na Indonésia. É popularmente conhecida como flor-monstro Nas florestas da ilha de Sumatra, na Indonésia, já foram encontrados exemplares de até 1 metro de diâmetro, pesando 11 quilos. Essa gigantesca flor é um parasita que sobrevive retirando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. "A Rafflesia é totalmente ajustada para essa função: não faz fotossíntese, não tem folhas, caule ou raiz. A flor enorme, que pode demorar até um ano para desabrochar. As grandes pétalas possuem muitas células produtoras de perfume para atrair as moscas que polinizam a flor, porém este odor fétido é desagradável aos humanos e por isso a flor é apelidada de lírio-podre





Amorphophallus titanum (Planta cadáver)
Esta inflorescência é conhecida como o jarro-titã, flor cadáver ou titan arum. É a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. N verdade não é uma flor e sim uma inflorescência. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas. É mais alta que um ser humano e tem um odor forte que, como a Rafflesia arnoldii, lembra carne podre.
Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.
Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endêmica somente às florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Indico, onde é conhecida como "flor cadáver". Este nome pode derivar do cheiro nauseabundo que exala, mas lendas contam que a planta foi assim batizada, pois quando desabrocha, a flor devora quem a cultivou.
Quem a descobriu foi o botânico italiano odoardo Beccari, em  1878.
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.
  

 Codariocalyx Motorius - Desmodium Gyrans- Hedysarum  (A planta dançarina)
A Codariocalyx motorius é uma espécie de planta nativa de várias regiões da Ásia. É uma das poucas plantas capazes de movimentos rápidos.
Esta planta foi chamada de Hedysarum por Darwin, mas botânicos modernos a chamam de Desmodium gyrans, ou - mais recentemente - de Codariocalyx Motorius. Apesar de todos esses nomes, ela é conhecida como planta dançarina em função dos graciosos movimentos das suas folhas, mesmo sem vento.  Também é conhecida por Fábrica do telégrafo ou semáforo Plant devido a seu movimento. Os pequenos folhetos laterais giram  em seu eixo, movendo-se em movimentos bruscos.




Euphorbia obesa (A planta baseball)
Conhecida como a planta baseball, é natural da África do Sul. Infelizmente, a espécie está ameaçada pelas colheitas sem planejamento. Por sua aparência interessante e curiosa, a Euphorbi a é devastada pelas populações nativas. Para proteger a espécie, recentemente, sua exploração foi proibida no país. A sua cultura, no entanto, tornou-se comum em jardins botânicos pelo mundo.


  
Baobá (A árvore garrafa)
Baobá é o nome comum do gênero Adansonia, compreendendo oito espécies diferentes de árvores. Ela é nativa de Madagascar, na África, e na Austrália. O Baobá é conhecido como 'árvore garrafa', não só por parecer-se com uma, mas também porque é capaz de armazenar cerca de 300 litros de água. As espécies alcançam alturas entre de 5 a 25 m (excepcionalmente 30 m), e até 7 m no diâmetro do tronco (excepcionalmente 11 m). Um baobá pode durar mais de 500 anos.
O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

   
Dracaena cinnabari (A árvore sangue de dragão)
A Dracaena Cinnabari é uma árvore nativa do pequeno arquipélago de Socotra no Oceano Índico, próximo Nordeste Africano. Ela é conhecida como 'árvore sangue do dragão' em função da sua seiva vermelha. No passado, a seiva era muito procurada como medicamento e corante. A Dracaena cinnabari é uma das plantas mais marcantes de Socotra, ela tem uma aparência estranha, assemelhando-se a um guarda-chuva virado pelo vento. A espécie foi descrita formalmente por Isaac Bayley Balfour em 1882.
                                 


Mimosa pudica (A planta da vergonha) 
Mimosa pudica, ou planta sensitiva, tem uma curiosa qualidade: as folhas se dobram para dentro e tombam quando são tocadas e, minutos depois, voltam a abrir-se. A espécie é nativa do Brasil e de todos os países da América do Sul e América Central. Ela tornou-se uma erva daninha pantropical.

     
Selaginella lepidophyll  (A planta da ressurreição) 
Também conhecida como 'Rosa de Jericó', a Selaginella lepidophylla é uma espécie de planta do deserto conhecida por sua capacidade de sobreviver à seca no seu habitat natural.
Esta planta cresce no deserto no Médio Oriente e na América Central.
Quando o meio ambiente onde está deixa de oferecer o que ela precisa para viver, ela seca, encolhe e forma uma espécie de bola. As raízes soltam-se do solo, permitindo ao vento transportá-la. Quando chega a um sitio úmido, fixa-se e torna a crescer. Começa a ficar verde, liberta as sementes e origina novas plantas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário