Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A inveja

Existem momentos em que nos vemos na mira de uma grande inimiga: A inveja. No dicionário ela é definida como: desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem.
Muitas vezes a inveja, mesmo dissimulada se torna visível. Ela geralmente nasce com o desejo exagerado que uma pessoa tem em possuir os bens, habilidades, dons ou status de outra.
Mesmo não sendo considerada uma doença a inveja por ser vil e vergonhosa, impõe uma necessidade de negação como alguns transtornos. Ninguém admite que seja um invejoso.
O invejoso se considera mais merecedor dos bens que outra pessoa possui. Ele é vítima da própria inveja, pois não pode usufruir plenamente da felicidade que tem. Não consegue valorizar seus bens: família, amigos, qualidades e habilidades. Vive focado na vida alheia, espreitando, arquitetando armadilhas e a espera de uma oportunidade para atacar e prejudicar o ser invejado, tentando destruir-lhe a vida profissional ou familiar. Desperdiçando energias e tempo que poderiam ser usados em seu próprio benefício.
A maioria dos invejosos não se satisfaz em viver apenas, a parte da inveja que lhe traz prejuízos emocionais  e muito se esforça para encontrar algo que possa ser usado para minimizar o brilho e a felicidade da pessoa invejada.
Alguns invejosos se sentem melhor em relações de amizade com pessoas que ele considera inferiores a ele, pois não conseguem ser felizes diante da felicidade do outro.
Algumas vezes procuramos em nós, o que está provocando a inveja no invejoso, pois se fosse um adorno poderíamos tirá-lo. Mas quase sempre a inveja nasce e sobrevive sem razão de ser. Apenas a maturidade e o tempo poderão destruí-la. Pior ainda, na maioria das vezes o objeto da inveja de alguém é a nossa vida, o nosso jeito de ser, a nossa alma.
Dizem que quando somos invejados estamos muito bem, mas muitas vezes a inveja é oriunda de uma ilusão, a pessoa invejosa imagina que a outra tem uma vida perfeita, a vida que ela gostaria de ter, mas a realidade não é bem assim a pessoa invejada tem problemas como qualquer pessoa e simplesmente não está focada só neles.
O invejoso crônico é digno de pena, é como se ele tivesse um inseto destruindo-lhe as entranhas.
Muitas vezes temos uma bela amizade para ofertar a alguém, mas a inveja existente neste alguém atrapalha a entrega do nosso carinho e do nosso amor.
O embate entre o invejoso e o invejado é praticamente inevitável. O invejado se sentindo prejudicado age em legítima defesa e neste momento o invejoso se mostra surpreso com a reação e afirma não entender o porquê da contenda.
Cada um de nós tem uma forma de conviver e se defender da inveja... Fé em Deus, orações, amuletos e etc.
A inveja pode ser mais uma pedra em nossos caminhos, mas segundo Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.”
Corriqueiramente se fala em inveja boa e inveja má, mas inveja boa não é inveja pode até ser admiração, demonstração de aprovação e exaltação às conquistas que o outro teve.
A inveja é perniciosa não tem justificativa e não possui um ambiente ideal para existir, é uma fonte de energia negativa e também, uma causa de sofrimentos e dor. Pode se revelar de várias formas: explicitamente; através de falsos elogios; pela depreciação dos bens e qualidade da pessoa invejada. Pode ser encontrada em qualquer tipo de relação e ambiente.
A necessidade e a pobreza não são geradores da inveja. Ela se aloja em uma pessoa independentemente da sua classe social.  
A luta por realizações e satisfações... enfim por uma vida melhor nada tem a ver com a inveja.  A escolha de uma pessoa admirada para servir de inspiração e modelo para uma evolução social e espiritual é natural e saudável.
Procure se concentrar em seus objetivos e na busca de sua felicidade. Estude, trabalhe e ame, pois assim uma inveja poderá inchar até explodir e se dissipar.
Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário