Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A vida tem dessas coisas

   

Qualquer um de nós pode em algum momento da vida se encontrar em uma situação no mínimo desconcertante, como quando ingressamos em um grupo, familiar ou profissional, através de namoros, noivados, casamentos ou concursos e a princípio somos muito bem recebidos e depois de um pequeno tempo notamos mudanças negativas no tratamento a nós dispensado. Por exemplo, as nossas colocações antes consideradas inteligentes passam a ser ignoradas; nossas piadas que antes motivavam risadas se tornam sem graça; nossos comentários passam a ser mal interpretados, sendo repassados com novas versões; defeitos que antes não eram vistos são realçados e até nossos menores erros, se existirem, são alardeados. Havendo ainda a possibilidade de ouvirmos: A chefe vai gostar mais de você do que de mim.
Tudo isto sendo indícios de um processo de rejeição que poderá começar por uma pessoa e depois continuar por mais outra e assim vai.
Provavelmente procuraremos saber o que está acontecendo e aonde é que estamos errando. Propensos a nos modificarmos para uma melhor adaptação.
Muitas vezes o problema está unicamente nos componentes do grupo, que antes da nossa chegada já estavam inseguros e em conflito, lutando um contra o outro por carinho, amizade. amor, atenção, benefícios, regalias, promoção, status ou liderança. Com a chegada de um novo membro o grupo se sentindo ameaçado começa um processo de exclusão. 
A rejeição será mais acirrada se o novato for inteligente, carismático, competente e produtivo.
O comportamento hostil poderá ser explicito ou pior, dissimulado.
Em um grupo profissional, o membro que era visto como o mais inteligente poderá pensar: Eu sou o mais inteligente e agora chega este novato que está sendo considerado mais inteligente do que eu.  
Sendo o grupo familiar um ou outro poderá pensar: Eu já não recebia carinho e agora com a chegada de mais um, as minhas chances de ser amado diminuirão. De uma maneira ou de outra farão observações depreciativas com o intuito de interferir nas opiniões que serão feitas sobre o novato.
Em alguns casos com o passar do tempo, o grupo poderá aceitar o novo membro e haverá uma convivência amigável.
Quando a chegada da pessoa no grupo significa para ela a realização de um sonho e sendo ela de paz e de bom caráter, ela se verá em um pesadelo e custará a entender o porquê daquela reação, mas com certeza algum amigo lhe dirá: A vida tem dessas coisas. Aguenta firme, o tempo trará a solução.
Não há uma maneira ideal para uma pessoa enfrentar uma situação dessas, cada um agirá intuitivamente avaliando a importância que dá à permanência neste grupo.


Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário