Somos todos Poeira de Estrelas

"... à exceção do hidrogênio, todos os átomos que compõem cada um de nós - o ferro no sangue, o cálcio nos ossos, o carbono no cérebro - foram fabricados em estrelas vermelhas gigantes a milhares de anos-luz no espaço e a bilhões de anos no tempo. Somos feitos, como gosto de dizer, de matéria estelar."
(Carl Sagan)


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Morde e assopra

Se eu fingir e sair por aí na noitada me acabando de rir...  (Mart’nália – Cabide)


                                         Morde e Assopra 

Quando saímos por aí, com certeza vemos e ouvimos coisas... E se tudo der certo... Com certeza serão coisas, pessoas ou ditados populares interessantes.
A origem de certas expressões populares não é fácil de ser determinada, mas elas continuam sendo usadas.
A expressão “morde e assopra” é usada para explicar o comportamento de uma pessoa que magoa outra e logo a seguir se empenha tentando minimizar o que fez. Provavelmente age assim para fugir às conseqüências, às represálias. Um “Morde e Assopra” possui em sua personalidade traços de falsidade e covardia. Têm medo de ser reconhecido como realmente é. Por exemplo: Diz palavras indelicadas a um amigo e em seguida tenta agradá-lo pedindo desculpas e etc. Estas pessoas muitas vezes são denominadas de baratas. Eu não sei de onde surgiu a ideia de que a barata morde e assopra. Não existe nenhum estudo que comprove isso.
À noite ou de dia também, poderemos deparar com outro tipo de pessoa que é totalmente o contrário do citado acima, é o “Assopra e Morde”. Felizmente pouco comum.
Acredito que até aqui não existia nada escrito sobre este tipo.
É aquela pessoa que agrada outra, de preferência um amigo. Espera passar um tempo para ver o efeito do seu afago e logo depois fala palavras depreciativas, anulando assim totalmente o bem estar produzido por seu afago.  Deixando o alvo do seu ataque confuso e pensando: Afinal qual a intenção dele, me elogiar ou me depreciar?
Depois disso o “Assopra e Morde” se transmuta em ”Morde e Assopra” e age como tal.
O Assopra e Morde” tem dificuldades em dar algo de si para outras pessoas. Ao fazer o elogio e perceber que a pessoa que o recebeu se sentiu feliz, ele se arrepende, faz a crítica negativa  e passa a sentir prazer de ver aquela pessoa incomodada ou triste.



Gilnea Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário